sábado, 15 de dezembro de 2012

Museu do Homem Sergipano

Figura 1. Fachada do Museu 
 O Museu do Homem Sergipano (MUHSE) é um órgão suplementar vinculado á Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Federal de Sergipe (UFS), surgiu em 1973 com o nome de Museu de Antropologia no campus de São Cristóvão  com o decorrer do tempo o museu passou para algumas salas do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e tornou-se o Núcleo museológico  No ano de 1996 foi aberto ao público funcionando um prédio na Praça Camerino. Em 2000 passou de Núcleo Museológico para Museu de Homem Sergipano; atualmente ele está funcionando em uma prédio na Rua Estância.
   O prédio é do ano de 1920 e tem um estilo eclético (mistura diversos estilos arquitetônicos ; já foi residência do Dr. Manoel Elias Dantas, usineiro pai d jornalista Orlando Dantas e um dos governadores de Sergipe; nos anos 50, a Arquidiocese de Aracaju passou a administrar o prédio e foi criada uma Faculdade de Serviço Social. Com a criação da Universidade Federal de Sergipe, o curso de Serviço Social passou a ser ministrado no Campus na Cidade de São Cristóvão  o prédio foi utilizado para outras finalidades até que no ano de 2004 passou a ser sede do Museu.
Figura 2. Tacho de açúcar do Seculo XIX.
Devido a necessidade de se reformar, restaurar e adaptar para que o Museu seja acessível a todo o publico, o MUHSE encontra-se fechado para visitação e o seu acervo está em reserva técnica  a reforma é esperada para 2013, mas por ser um órgão publico existe um processo a ser realizado para poder iniciar a reforma. Mesmo o acervo estando em reserva técnica  foi possível ver dois objetos que ainda não foram retirados: um Tacho de açúcar do Século XIX de Simão Dias e uma Cangalha de bois.
Figura 3.Cangalha
Além de ter um vasto acervo (com cerâmicas de artesões da região de S'Ana do São Francisco e Itabaianinha, móveis,quadros, pesquisas acadêmicas, entre outros objetos), o MUHSE tem uma biblioteca que fica em uma anexo que é datado de 1950, ela atende alunos do Ensino Fundamental, Médio e Universitários para realizar pesquisas, porém os livros ainda não podem serem emprestados, pois eles ainda não foram cadastrados no registro da UFS. O Museu  conta com uma auditório com capacidade para 60 pessoas e que é muito solicitado por professores para dar aula, defesa de monografia de seus alunos, reuniões e outros eventos. Além de servir de espaço para estágio principalmente  com alunos de História, Museologia,Arqueologia, Artes e agora alunos da Educação; eles atuam na parte técnica e de monitória ( que não estão sendo realizadas por conta das exposições não estarem funcionando).Sua estrutura hierárquica é formada por uma direção, um conselho consultivo, uma secretária, umas coordenações técnicas.
Figura 4. da direita para a esquerda: Luiz,Letycia, Verônica Maria ( diretora do Museu),Daniel, Fátima Souza
Figura 5. Arquivo do Museu
Figura 7.Auditório
Figura 6. Daniel, Fátima, Letycia,Luiz 
Figura 8. Biblioteca


Nenhum comentário:

Postar um comentário