sábado, 29 de dezembro de 2012

Oii Genteeee!

Como foi o Natal de vocês ? Espero que tenha sido ótimo. O meu teve surpresas legais... Foi tipo Montanha Russa.
Hoje eu resolvi escrever sobre uma pessoa que está na minha nada louca vida há 7 anos... E o escolhido de hoje é... Meu coelho DUDU! Tudo começou em um dia de domingo ( Dia dos pais), eu estava estudando  Matemática com o meu irmão e uma menina que morava perto da minha casa chegou me chamando para mostrar os filhotes de coelho que ela tinha acabado de comprar e perguntar se eu não queria um também, como eu estava ocupada, falei que depois eu iria na casa dela ver os coelhos e ir na casa da mulher comprar um para mim... ou melhor o único que havia sobrado... Quando cheguei na casa da mulher que estava vendendo os filhotes vi um pequeno coelho pretinho... então peguei o coelho e acertei de pagar no outro dia. Na segunda de manhã a filha da mulher já tava na minha casa cobrando o  dinheiro do coelho (2 reais); logo quando eu comprei, Dudu ficou junto com seus irmãozinhos na casa da Ana Paula (a menina que morava perto da minha casa) e todos dia eu ia lá vê-lo e levar comida para ele até que um dia o pai dela falou para eu levar ele para a minha casa para que se acostumasse. Desse dia em diante ele se tornou o pequeno chefe da casa, quando menor ele já protagonizou algumas fugas, roeu vários chinelos, carregador de celular, fez xixi algumas vezes na cama do meu irmão... mas isso só era um ato de rebeldia, pois ele foi ensinado a fazer suas necessidades em um ralo no quintal da minha casa.
Na época que ele entrou na minha vida, eu estava passando por um momento de mudanças... mudança de casa, escola (a cobrança de ser uma boa aluna); meu psicológico não estava dos melhores possíveis e Dudu, como diz a musica do "Legião Urbana" "O Teatro dos Vampiros", me veio com um sonho bom e apesar disso tudo eu homem feito tive medo e não consegui dormir... Todos dizem que eu e ele temos coisas parecidas... que o animal puxa o dono, então ele come de tudo ( quando digo tudo é tudo, inclusive papel), é um ser muito engraçado, as vezes vem no meu quarto me acordar e como a minha mãe fala "é o coelho mais velho do Brasil" será?? Sinceramente não sei... só sei que ele é o mais fofo, o mais meigo, o mais mais.
Então vou ficando por aqui, espero que tenham gostado e até a próxima postagem.      

                                                                    Beijos da Fátima Souza



                                                                      .

sábado, 15 de dezembro de 2012

Como chegar ao Museu do Homem Sergipano


Exibir mapa ampliado

Museu do Homem Sergipano

Figura 1. Fachada do Museu 
 O Museu do Homem Sergipano (MUHSE) é um órgão suplementar vinculado á Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Federal de Sergipe (UFS), surgiu em 1973 com o nome de Museu de Antropologia no campus de São Cristóvão  com o decorrer do tempo o museu passou para algumas salas do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e tornou-se o Núcleo museológico  No ano de 1996 foi aberto ao público funcionando um prédio na Praça Camerino. Em 2000 passou de Núcleo Museológico para Museu de Homem Sergipano; atualmente ele está funcionando em uma prédio na Rua Estância.
   O prédio é do ano de 1920 e tem um estilo eclético (mistura diversos estilos arquitetônicos ; já foi residência do Dr. Manoel Elias Dantas, usineiro pai d jornalista Orlando Dantas e um dos governadores de Sergipe; nos anos 50, a Arquidiocese de Aracaju passou a administrar o prédio e foi criada uma Faculdade de Serviço Social. Com a criação da Universidade Federal de Sergipe, o curso de Serviço Social passou a ser ministrado no Campus na Cidade de São Cristóvão  o prédio foi utilizado para outras finalidades até que no ano de 2004 passou a ser sede do Museu.
Figura 2. Tacho de açúcar do Seculo XIX.
Devido a necessidade de se reformar, restaurar e adaptar para que o Museu seja acessível a todo o publico, o MUHSE encontra-se fechado para visitação e o seu acervo está em reserva técnica  a reforma é esperada para 2013, mas por ser um órgão publico existe um processo a ser realizado para poder iniciar a reforma. Mesmo o acervo estando em reserva técnica  foi possível ver dois objetos que ainda não foram retirados: um Tacho de açúcar do Século XIX de Simão Dias e uma Cangalha de bois.
Figura 3.Cangalha
Além de ter um vasto acervo (com cerâmicas de artesões da região de S'Ana do São Francisco e Itabaianinha, móveis,quadros, pesquisas acadêmicas, entre outros objetos), o MUHSE tem uma biblioteca que fica em uma anexo que é datado de 1950, ela atende alunos do Ensino Fundamental, Médio e Universitários para realizar pesquisas, porém os livros ainda não podem serem emprestados, pois eles ainda não foram cadastrados no registro da UFS. O Museu  conta com uma auditório com capacidade para 60 pessoas e que é muito solicitado por professores para dar aula, defesa de monografia de seus alunos, reuniões e outros eventos. Além de servir de espaço para estágio principalmente  com alunos de História, Museologia,Arqueologia, Artes e agora alunos da Educação; eles atuam na parte técnica e de monitória ( que não estão sendo realizadas por conta das exposições não estarem funcionando).Sua estrutura hierárquica é formada por uma direção, um conselho consultivo, uma secretária, umas coordenações técnicas.
Figura 4. da direita para a esquerda: Luiz,Letycia, Verônica Maria ( diretora do Museu),Daniel, Fátima Souza
Figura 5. Arquivo do Museu
Figura 7.Auditório
Figura 6. Daniel, Fátima, Letycia,Luiz 
Figura 8. Biblioteca


sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Oi gente!

Após esse longo período sem postar nada por motivos que sinceramente desconheço, agora tentarei (na verdade terei) que manter uma certa frequência de postagem. Nesse tempo que passei sem postar nada algumas coisas aconteceram: minha mãe voltou 15 dias depois, comecei a namorar (talvez eu contarei um pouco da historia em outra postagem), passei por um período de greve na universidade... a greve acabou e agora comecei a minha vida de universitária,que contarei um pouco em uma próxima postagem, devido a uma disciplina do curso estarei postando varias coisas do curso mas também teremos coisas sobre o que acontecem na minha louca vida...
Vou ficando por aqui e espero que vocês me acompanhem nessas postagens!
Beijos da Fátima Souza

terça-feira, 29 de maio de 2012

Oi Gente!

Ontem a minha mãe foi viajar... foi visitar a minha avó em Minas e eu fiquei para cuidar da casa; então resolvi dividir esses dias de puro cansaço, desafio e trabalho com vocês! Ano passado eu tive essa experiencia e posso te dizer que foi cansativa... esse ano será um pouco mais corrido porque a tarde estarei na auto-escola, mas creio que tirarei de letra.
A tarde fui junto com o meu irmão levá-lapara a rodoviária e tanto eu quanto ele ficamos com vontade de ir junto, pois veio em nossa mente as lembranças da nossa viagem... Como afirmei antes, vou tentar manter uma certa frequência de postagem e contar todas as coisas interessantes, ou seja, se brincar estarei postando fotos e receitas bem sucedidas!
Hoje teve uma receita  que de inicio não saiu muito bonitinha... mas que depois ficou uma maravilha... O meu filé de peixe à milanesa saiu muito bom... o tempero dele foi até orégano!
Vou ficando por aqui até a próxima!
   Beijos da Fátima Souza.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Por que os homens amam as mulheres poderosas??

Por que ao contrario do que pensam as poderosas não são mulheres mandonas, arrogantes... são doces, mas decididas, não correm atrás de um homem, tem outros objetivos além de ter um parceiro, ela se conhece... sabe todos os seus pontos fracos e fortes, segue o seu próprio ritmo, não se anula por homem nenhum, pode abrir mão de algo mas por que ela quer e não por que o seu parceiro mandou; ela tem independência financeira... não quer vestir as calças", mas sabe que no fundo quem tá no controle é ela, ela se respeita e respeita o próximo para ser respeitada.
Então entendeu quem são e o que as mulheres poderosas querem??
Beijos da Fátima Souza.



  

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Oi gente!


Hoje eu venho a esse humilde blog com uma pequena pergunta: Para onde estamos indo?? Fiquei sabendo a pouco que o Supremo Tribunal Federal no dia 12 , ou seja ontem, aprovou o aborto de crianças anencéfalos ( crianças com má formação no Cérebro e no Córtex- o que leva a criança a morte após o parto)... é caros amigos... aos poucos o aborto está sendo legalizado no país, antes o aborto já era permitido caso a criança fosse fruto de estupro e caso traga risco para a mãe. Como um amigo meu disse na quarta, isso já estava aprovado mesmo que debaixo dos panos... fato que é muito triste, pois mesmo sabendo que possivelmente ela não vai viver mais do que algumas horas É UMA VIDA e tem que respeitada como tal! Só espero que as coisas mudem de figura ( momento utopia, pois pelo andar da carruagem as coisas tendem a piorar muito...) e que Deus tenha pena desse povo... Vou me despedindo com uma musica clichê mas bem apropriada...



domingo, 1 de abril de 2012

Tetos de vidro


Após ouvir algumas declarações do um irmão eu comecei a pensar... E cheguei à conclusão que eu não sou nem tanto, nem tão pouco, ou seja, eu não sou totalmente a mocinha ingênua das novelas mexicanas, mas também não a vilã da novela.... Estou no equilíbrio ora uma ora outra... Ora as duas de uma vez só... O problema é que as pessoas simplesmente esqueceram que têm teto de vidro e no menor baque adeus! JÁ ERA! Quebrou-se tudo! Não vou dizer todos, mas a maioria não é totalmente boa, assim como não são totalmente ruins... É um equilíbrio desequilibrado e distante....



quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Armadilhas da vida

Esse é um dos textos que costumo escrever quando estou muito espirada... de vez em quando publicarei alguns aqui no blog.... Espero que gostem...

Era uma tarde de verão, e eu naquela sala de espera no maior calor, eu deveria estar ou na praia tomando um belo banho de mar ou na piscina do condomínio, mas tinha que ir ao novo dentista, pois o Dr. Marcelo, dentista que cuidava do meu aparelho odontológico mudou- se para a Dinamarca e recomendou tal de Dr. Samuel. Eu pensava que era um cara de uns 40 anos, careca enfim... Como qualquer outro dentista, (como era boba!). Estava perdida em meus pensamentos quando de repente ouvi:

- Maria Alice Camargo, me acompanhe. Disse a secretaria do dentista.

Eu entrei no consultório e dei de cara com um rapaz de uns 25 anos, muito simpático e educado que já foi logo se apresentando:

-Oi, meu nome é Samuel, você deve ser a Maria Alice que o Marcelo falava tanto, prazer em conhecê-la.

- O prazer é todo meu, é sou ela, me desculpe, mas, nossa como você é novo em?

-É vou considerar isso como um elogio, foi que eu entrei na faculdade muito novo e por conseqüência me formei novo... Vamos logo para o tratamento?

-Vamos.

Passado essa consulta eu fiquei bastante mexida com tudo que estava acontecendo, no outro dia fui para o curso de medicina, mas não esquecia o Dr. Samuel. Passaram mais quatro consultas e eu não o tirava dos meus pensamentos. Em uma sexta eu decidi à balada com minhas amigas para esquecer um pouco dele. Estava dançando com elas, quando, de repente sinto alguém pegar em meu braço, virei rapidamente e dei de cara com Samuel que estava lindo com um sorriso formando covinhas no canto da boca, do mesmo jeito de quando nos vimos pela primeira vez.

-Maria Alice, que bom te ver aqui; você costuma vir muito aqui?

- Pode me chamar só de Alice; não, na verdade eu to vindo aqui pela primeira vez, e você?

- Também, eu não sou muito de sair por causa do meu trabalho, mas quando saio vou para lugares um pouco mais tranqüilos.

-Nossa, eu também, e a sua namorada? Não quis vir?

-Não tenho namorada, e você?

-Também não tenho, mas, que pena um homem tão lindo sem ninguém.

-Obrigado, você também é bonita.

-Obrigada.

-Agora tenho que ir, até a semana que vem no meu consultório.

-Até.

Assim que ele saiu, Manu, Pri, Tati e Jú vieram correndo saber quem era aquele gato.

- é o dentista de quem falei.

-Nossa ele é mais lindo do que você falou. Disse Manu.

- e ta caidinho por você. Disse Tati.

-Não, ele não tá, só estava sendo gentil.

-Como você é boba, os olhos dele brilham quando estava falando com você e só você não percebe. Disse Jú.

- Nossa, como vocês são otimistas, é tão bom ter vocês como amigas, mas eu acho que ele não tá apaixonado por mim.

- Nós também gostamos de ser sua amiga... Eu ainda aposto que vocês vão ficar juntos. Disse Pri.

-Tomara!

Na terça, fui ao consultório dele e ficamos conversando um tempão que nem percebemos o tempo passar! Foi tão bom! No sábado à tarde, fui dar o meu típico passeio na praia e aproveitei para dar um mergulho, na volta, quando já estava indo embora, encontrei com Samuel que estava vindo em minha direção.

-Dr. Samuel, tudo bem?

-Tudo, você pode me chamar somente de Samuel, o que fezes por aqui?

- Sempre que posso eu venho dar um passeio aqui na praia e aproveito para tomar um banho de mar. E você?

- Hoje é a minha folga e como estou um pouco stressado resolvi vir dar uma volta para espairecer, coisa que faço quando estou assim, quer ir beber uma água de coco comigo?

-Quero.

Fomos a um quiosque na praia e chegando lá ele disse isso para mim:

- Desde que te conheci eu não consigo tirar você da minha cabeça, em todo lugar que vou só vejo você, enfim EU TE AMO! Quer jantar comigo hoje à noite?

-Claro que eu quero.

E ele me levou até o condomínio onde moro e lá nos despedimos, fui correndo ligar para minhas amigas para mi ajudar a me produzir. A noite, no horário marcado, ele estava na porta do apartamento com um lindo bouquet parar mim e outro para a minha mãe, e oficialmente me pediu em namoro aos meus pais que depois de muitas perguntas, aceitaram. Enfim fomos jantar em um belíssimo restaurante e ele me deu um lindo anel de compromisso, quando estávamos voltando para minha casa ele parou em frente e me deu um lindo beijo cinematográfico.

Passavam-se os dias e a vontade de se ver crescia cada vez mais, passou-se um ano e então me formei em medicina, mas tinha que ir para os Estados Unidos fazer um curso de especialização de 2 anos, não queria ficar longe de Samuel, mas ele me apoiou afinal uma oportunidade dessa não caia do céu uma vez na vida, então fui.

Passei 2 anos me correspondendo com ele por e-mail, MSN, Facebook e telefone e até que fim voltei para a minha casa e o meu país. Chegando ao aeroporto eu encontrei meus pais, Samuel, Manu, Pri, Tati e Jú me esperando, fui correndo dar um abraço nelas e um... Vários beijos em Samuel.

Passou-se dois anos e nos casamos em uma linda cerimônia e a festa foi na praia. Passou um ano e eu tive a Lara e depois o Junior, estamos vivendo muito bem e decidimos abrir uma clinica e está sendo o maior sucesso.





quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Oi Gente!!

Desculpa a demora de publicar... mas vou ver se começo a manter uma certa regularidade.... Durante esse tempo de ausência aconteceu muita coisa legal... Passei no Vestibular da Universidade Federal de Sergipe em 2° lugar no curso de História... Um dia após o resultado fui visitar a minha Avó no estado de Minas Gerais, carinhosamente batizada por mim como "Republica do pão de queijo" ... Nossa, foi uma viagem emocionante ... A minha Avó mora em um sitio uns 19 Km de uma cidade chamada Berilo... Oh Berilo com suas pontes de madeira... o rio Jequitinhonha... suas ladeiras...estradas de chão batido... e requeijão, queijo e doce de leite!
A viagem foi feita de ônibus, único meio a ser que podia ser utilizado, embarquei na quinta a tarde junto com meu irmão;chegamos a uma cidade chamada Itaobim ás 9:30 da sexta , nosso primeiro destino... desembarcamos e fomos para uma garagem onde fica os ônibus de uma empresa chamada Rio Doce, que faz transporte em algumas cidades do estado e na cidade de Vitória da Conquista (BA), chegando lá o meu mano foi perguntar se tinha ônibus Araçaí mas ele tinha saído há pouco... então o meu mano perguntou se tinha ônibus para Berilo... tinha e ia sair 13:00 então resolvemos embarcar nele... quase que o rapaz do guichê ia pegar 20.00 reais... por falha minha...
Ficamos esperando o ônibus... enquanto isso conhecemos uma menina chamada Loise e a sua avó... ficamos conversando e até adicionei ela no Facebook... o tempo passou e o carro chegou e embarcamos... chegamos em Berilo às 17:30. Chegamos na casa da minha tia, onde foi um dos nossos alojamentos... fui rever a minha avó no domingo e fiquei entre a casa dela e o meu tio durante uma semana... Nessa uma semana eu fui comida pelos mosquitinhos que gostaram do meu doce sangue... fiquei toda cheia de caroço... e olha que eu usei repelente... Depois eu voltei para a cidade para me recuperar para poder viajar... mas antes da viagem, na quarta eu e meu irmão fomos nos despedir do povo... e como quem acompanhou os noticiários na época choveu muito e onde estávamos não fugiu a regra e a pista que não é asfaltada estava muito ruim... mas mesmo assim inventamos ir de moto até uma vila onde uma tia nossa mora e de lá ir de pé até a casa da minha avó e cia....
Saímos de moto da cidade... estava indo devagar até q depois de uma subida numa parte plana a moto deslizou e caiu com a gente... na hora eu falei para voltarmos mas como já estávamos sujos seguimos.... o barro de lá é vermelho e liso, tinha umas partes q eu descia da moto e ia a pé mostrando o lugar melhor para a moto passar.... chegamos vivos na vila e de lá seguimos a pé para a Barra do Capivari( onde minha avó mora), chegando lá almoçamos e ficamos lá um pouco.... além de juntarmos as coisas q a minha mãe pediu.... nos despedimos do pessoal e fomos pegar a moto... eu fui segurando a mala e vendo a hora de cair... como estiou um pouco a pista ficou melhor de andar... chegamos na cidade... eu tomei banho e fui arrumar a mala... no outro dia acordei umas 5:00 e fiquei na cama esperando que o meu irmão se manifestasse... quando deu 5:30 resolvi levantar e chamá-lo... nos arrumamos, despedimos de quem estava acordado e saímos para pegar o transporte até Araçaí... fomos de táxi pelo asfalto e chegamos na rodoviária perto do ônibus que vai para Itaobim sair... chegamos em Itaobim por volta de 11:30, almoçamos e esperamos chegar o ônibus que íamos viajar entre 15 e 16 horas... Embarcamos ás 16 horas e chegamos a nossa tão amada Sergipe por volta de 6 horas do outro dia... cheguei me casa por volta das 10 horas...

P.S: depois eu divulgo algumas fotos da viagem...